Buscar
  • Zooparky

Brincadeira é coisa séria!

A maior distração de uma criança é brincar e por meio da brincadeira, seu filho desenvolve aspectos muito relevantes em sua personalidade, que serão muito importantes para seu desenvolvimento físico, social e emocional. Brincadeira é coisa séria, e utilizando o lúdico, a criança organiza o seu mundo interno, suas próprias emoções e as experiências do dia a dia.

Seu filho te pede: vamos brincar comigo? Reserve um tempinho na sua agenda para brincar com seu ele. Sabemos que a maioria dos pais e responsáveis, tem seu dia a dia extremamente corrido e quando chegam em casa, o que mais querem e precisam é descansar, mas tenha em mente que para criança é essencial que os pais participem também de suas brincadeiras.

Até os 3 anos de idade, é importante que a criança tenha alguém com quem brincar e que a estimule durante essas brincadeiras, criando alguma fantasia em torno de um objeto. Esses vínculos de afeto são primordiais para que a criança desenvolva sua criatividade e sua fantasia.



COMO A BRINCADEIRA AUXILIA NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL


  1. Desenvolvimento Físico e Motor: Durante a brincadeira, a criança gosta de subir, correr, descer, escorregar e escalar. Todos esses movimentos ajudam seu filho a controlar e conhecer seu próprio corpo. Essas aptidões corporais externas são interiorizadas e seu cérebro recebe estímulos, que fazem conexões importantes e vão ajudar posteriormente no seu aprendizado intelectual.

  2. Capacidade de comunicação: É por meio de atividades lúdicas, que há um maior estímulo para o desenvolvimento da linguagem oral e corporal da criança. Seu filho aprende a se expressar de forma mais clara, consegue se comunicar melhor e principalmente entender o que o outro fala. E com o desenvolvimento desta habilidade, estaremos criando indivíduos mais seguros e mais pacíficos.

  3. Sociabilidade: A brincadeira é essencial para estabelecer relações sociais, desenvolver o respeito aos outros, a capacidade de se relacionar e de fazer amigos. A cooperação e o trabalho em equipe mostra para a criança a importância destes vínculos com o outro.

  4. Superação: Ao brincar, a criança tem a oportunidade de entender que existem momentos em que ganhamos, e outros em que perdemos. Com isso começa a aprender a enfrentar desafios e a superar obstáculos.


A IMPORTÂNCIA DE BRINCAR COM SEU FILHO:


Saiba que o importante é o brincar e não o brinquedo, por isso invente, use sua criatividade com massinha, tinta, caixa de papelão, revistas, corte e colagem. Tenha momentos lúdicos com seu filho e o que importa é a existência destes momentos, para que possamos passar para os filhos a nossa visão de mundo e também saber a visão de mundo deles.

Os pais que trabalham muito podem estar se perguntando, mas como eu posso me aproximar para brincar com meu filho se minha vida é tão corrida. E eu respondo: tempo é uma coisa que nós fazemos, temos que ter criatividade, pois todo mundo trabalha e todos nós temos que correr atrás da sobrevivência, mas não podemos usar isso como argumento para não brincar, pois o importante é ter imaginação e brincar aonde for possível: no banho, na hora de dormir, no trajeto para escola. Aproveite esses momentos para brincar e isso vai fazer você se aproximar cada vez mais de seus filhos.

Lembre-se: o que importa para uma criança não é a quantidade e sim a qualidade de tempo que você reserva para ela, é muito mais valioso você dedicar 10 minutos inteiros, falando, ouvindo, participando intensamente do que passar 2 horas com a criança sem dar a devida atenção para o momento da brincadeira.


Ao chegar à noite em casa, pergunte como foi o dia do seu filho na escola, no que ele teve dificuldade, se ele precisa de alguma ajuda, para que isso seja um momento de partilha e de troca. Esteja presente de corpo e alma, olhe para o seu filho, brinque com ele e descubra a joia rara que você tem em casa.


3 visualizações0 comentário
  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon