top of page
Buscar
  • Valéria Girardi

O carinho na infância

O afeto é uma parte importante do desenvolvimento de uma criança e é essencial que os adultos consigam expressar seus sentimentos de forma saudável. É a maneira que elas aprendem sobre o amor e como expressá-lo. A relevância do afeto para as crianças não pode ser subestimada, pois as ajuda a se tornarem adultos emocionalmente saudáveis.


A criança precisa ser capaz de sentir que é amada, desejada e cuidada pelos adultos de sua vida. Quanto mais afetuosos forem seus cuidadores melhor para ela emocional e psicologicamente.


Isso porque faz com que elas se sintam amadas e aceitas. Também ajuda a regular suas emoções e a se sentirem seguros pois sabem que tem pessoas que tem muita estima e consideração com elas. Toda essa demonstração de afeto é essencial ao longo de toda a infância.


Tocar, abraçar e beijar pode incentivá-las a se sentirem seguras e amadas. Também pode ajudá-las a se tornarem adultos mais confiantes e emocionalmente estáveis. E isso é também um dos fatores mais importantes nas relações humanas saudáveis.


Foi demonstrado em diversas pesquisas dessa área que as crianças que são abraçadas e beijadas com mais frequência desenvolvem melhores habilidades sociais, têm maior autoestima e são menos propensas a sofrer de depressão.


Há uma abundância de evidências que mostram os benefícios de abraçar e beijar crianças. Um estudo descobriu que crianças que eram mais abraçadas aos 18 meses tinham QI mais alto aos 11 anos.


Não devemos subestimar a importância do toque afetuoso para as crianças. Abraçar e beijar também têm sido associados a melhores habilidades sociais, aumento da felicidade e diminuição dos níveis de ansiedade.

Agora que você já sabe dos benefícios do carinho na infância, que tal correr pra pegar seu pequeno no colo e dizer palavras doces como “Você é muito importante para mim” e “eu te adoro” e aproveita já enche ele de beijos carinhosos!!!


E lembre-se também de curtir nosso canal do Zooparky: Confira a aba "vídeos" aqui no site do Zooparky, assista pelo nosso canal do YouTube ou ouça as nossas músicas na sua plataforma digital favorita!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page