Buscar
  • Valéria Girardi

Os primeiros dentinhos do bebê

Os primeiros dentes geralmente aparecem por volta dos 6 meses de idade, mas isso pode variar de 5 a 8 meses.


O primeiro sinal do primeiro dente é que seu bebê começa a mastigar coisas, o que pode ser um pouco doloroso para ele. A mastigação é um sinal de que o dente está passando pela gengiva. Alguns dos sintomas comuns que um bebê pode experimentar incluem: baba, agitação, irritabilidade, febre e gengivas inchadas.


Os primeiros dentes a aparecer são os dentes inferiores da frente, que são chamados de incisivos. Os incisivos geralmente surgem por volta dos seis meses de idade. Os próximos dentes a nascer são os dentes superiores da frente, que são chamados de caninos. Os caninos geralmente vêm em torno de nove meses de idade.


Os últimos dentes a nascer são os molares e pré-molares, que geralmente nascem por volta de um ano de idade.

Os primeiros sintomas dos primeiros dentes são muitas vezes salivação e agitação. Isso ocorre porque os bebês têm dificuldade em mastigar com as gengivas e não gostam da sensação de comida na boca.


A higiene bucal é importante para a saúde do bebê. Os primeiros dentes são mais vulneráveis às bactérias, por isso é importante cuidar deles assim que começarem a nascer.

Você também deve escovar os dentes da linha da gengiva até a ponta do dente. Isso ajuda a remover a placa bacteriana e outras bactérias ao redor dos dentes. Você deve limpar todas as superfícies da boca, incluindo dentro das bochechas, língua, céu da boca e atrás dos dentes da frente, onde a comida pode ficar presa facilmente.

É importante escovar os dentes do seu bebê quando eles nascerem e depois todos os dias depois disso. Você pode usar uma escova de dentes projetada para crianças ou uma escova de dentes infantil. Eles têm cerdas mais macias e suaves nas gengivas, o que é importante porque pode ser difícil fazer com que seu bebê abra a boca o suficiente para você escovar corretamente.




A higiene bucal é um dos aspectos mais importantes para manter a saúde de um bebê. Recomenda-se que os pais comecem a escovar os dentes do bebê assim que eles nascerem.

Você também deve usar uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental, que é seguro para bebês a partir dos três meses de idade. Se o seu filho resistir a escovar os dentes, tente usar um pano úmido ou uma gaze com um pouco de água. Consulte seu dentista para que ele indique o melhor creme dental de acordo com a idade da criança.

Gostou das nossas dicas? Que tal colocar as músicas do Zooparky e transformar a escovação dos dentes num momento do dia divertido e descontraído?

E lembre-se também de curtir nosso canal do Zooparky: Confira a aba "vídeos" aqui no site do Zooparky, assista pelo nosso canal do YouTube ou ouça as nossas músicas na sua plataforma digital favorita!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo