top of page
Buscar
  • Valéria Girardi

Dicas de como lidar com o grupo das mães no Whatsapp!

Atualizado: 3 de jul. de 2022

Dicas sobre o que fazer e o que não fazer, quando você participa do grupo de whatsapp das mães da escola do seu filho.




Muito útil para facilitar a comunicação sobre o dia a dia dos nossos filhos na escola, o grupo de Whatsapp de mães já se tornou até tema de um vídeo da porta dos fundos:


De tão engraçado e complicado que é participar de um grupo como este, com muitas mães abordando os mais variados temas. Sempre há opiniões divergentes e nunca é possível agradar a todos, o que pode causar alguns conflitos.



Ser mulher, dona de casa, executiva, mãe e ainda participar de grupos de Zap, gerenciando as atividades escolares, os deveres de casa, os aniversários dos amigos, as vaquinhas para comprar o presente dos professores e as conversas paralelas que acontecem nestes grupos, somente sendo mulher e mãe para dar conta disso tudo. Portanto, se você tem filho em idade escolar, sabe muito bem do que eu estou falando. A cada novo ano se seu filho é novo na escola, você será adicionada no grupo das mães da nova classe do seu filho. Se o seu filho já estuda na escola, o nome do grupo será alterado para o novo ano letivo e as mães continuarão participando ativamente da rotina escolar dos filhos. Não tem para onde correr, o grupo já faz parte da comunicação das mães e é muito mais influente do que se imagina.



Principais benefícios do grupo das mães no Whastapp:


- Sanar dúvidas sobre alguma atividade que a professora passou para casa;


- Comunicar as festas de aniversário;


- Organizar as festinhas e presentes para os professores em data como páscoa e dia do mestre;


- Perguntar se alguém por engano levou o casaco ou brinquedo do seu filho;


- Informar sobre eventos culturais que irão ocorrer e possam ser úteis para as crianças;


- Saber o que foi dado em sala de aula caso seu filho tenha faltado naquele dia.



O que não se deve fazer no grupo de Whatsapp de mães da escola:


- Abordar assuntos que nada tem a ver como a escola (como religião, politica e futebol);


- Enviar mensagens fora do horário comercial (nem muito cedo, nem muito tarde);


- Vender produtos e serviços;


- Mandar mensagens de “bom dia” e “boa noite”;


- Usar o grupo para mandar mensagens aos professores através dos outros pais;


- Falar mal de qualquer membro da escola;



Como qualquer ferramenta tecnológica, ela pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. O que se deve ter em mente, antes de postar qualquer coisa no grupo de Whatsapp das mães é parar e pensar: “eu postando isso estou contribuindo positivamente para o convívio com as outras mães?” se a resposta for sim, poste a sua informação, caso contrário só irá gerar uma enxurrada de mensagens de opiniões sobre todos os assuntos possíveis e imagináveis, e objetivo do grupo não estará sendo atendido.



Por exemplo, se alguma mãe não gostou de determinada conduta de uma professora, e em vez de procurar a própria professora para conversar, ela prefere desabafar o seu descontentamento no grupo, isso pode gerar uma polêmica desnecessária e que poderia ser sido esclarecida diretamente com a escola.



Pense nisso antes manifestar sua opinião pessoal no grupo referente a determinado assunto. Procure também sempre seguir a regras de boa educação da internet, não use letras maiúsculas para se comunicar, sempre agradeça alguém que te enviou a informação que você pediu, evite manifestar sua opinião se o assunto não for construtivo e não tiver a ver com a escola e assim poderá evitar muitos mal entendidos.



Evite utilizar o grupo para enviar recados para seu filho ou para professores, o grupo não tem essa finalidade e ninguém é obrigado a ficar repassando seus recados para o colégio. Se precisar avisar algo, utilize os meios formais que já existem para isso, como a agendar ou uma ligação diretamente para o colégio, avisando que irá se atrasar ou que seu filho não comparecerá a aula por determinado motivo.



Outra dica também é evitar a criação ou participar de subgrupos paralelos com apenas determinadas mães, pois isso pode gerar problemas com os que não estão participando desse outro grupo. Sabemos que, geralmente as pessoas se falam em particular e algumas mães podem se sentirem desconfortáveis por terem sido excluídas.



E por fim lembre-se que, apesar de ser útil na maioria dos casos, pode ser que alguma mãe não goste e não queira fazer parte destes chats e isso é absolutamente normal, ninguém deve se sentir na obrigação de participar de algo que não goste ou não concorde.



A formação destes grupos existem para agilizar a comunicação, porém existem diversos meios tão eficientes quanto esse, escolha o que melhor se adeque e se desapegue dessa onda de grupos de Whatsapp.



E você já fez ou faz parte de algum grupo desses? Conte pra gente e deixe sua experiência nos comentários.







2.043 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page