top of page
Buscar
  • Valéria Girardi

O desfralde

Essa fase todas as mães enfrentam e precisam de bastante persistência, paciência e carinho para ensinar a criança a fazer a transição das fraldas para começar a usar o penico ou o vaso sanitário.


Não existe uma receita pronta, mas algumas dicas sempre ajudam nessa fase de transição que é o desfralde.


Por volta dos dois anos de idade o desfralde pode ser iniciado pois a criança já começa a sinalizar quando quer fazer xixi ou cocô. Isso não é uma regra devemos respeitar o tempo de cada criança.


O desfralde diurno vem antes do noturno. Primeiro a criança deixa de usar fralda de dia e só depois ela aprende a dormir sem fralda. Geralmente ela só vai aprender a dormir sem fralda depois que deixar de usar as fraldas durante o dia.





Ensine que as crianças maiores usam o vaso sanitário para fazer xixi e cocô. Este tipo de abordagem, mostrando que ela amadureceu, tende a ajuda-la a perceber a importância de ir ao banheiro.


Apresente a criança o penico ou o redutor de assento. Coloque o penico no banheiro e ensine que o xixi ou coco que ela fez no peniquinho deve ser jogado no vaso sanitário e ela pode até dar um tchauzinho antes de dar a descarga.


Leia uma historinha sobre o desfralde e incentive a criança a querer ir ao banheiro, mostre a ela que os adultos usam o vaso sanitário para fazer suas necessidades fisiológicas.


Quando tirar a fralda de vez, durante o dia a criança deve ficar todo tempo sem fralda, pois se você tirar e colocar pode causar uma confusão na criança e atrapalhar o processo de desfralde.


Não brigue se a criança fizer as necessidades na roupa. Não foi de propósito, é algo que acontece, não a envergonhe por isso. Peça sua ajuda para limpar, diga que não tem problema e que da próxima vez ela vai conseguir ir ao banheiro.


Não se esqueça: Algumas crianças encaram o desfralde como algo muito fácil e rápido, outras apresentam alguma resistência. Trate essa fase com muita paciência e carinho.


E lembre-se também de curtir nosso canal do Zooparky: Confira a aba "vídeos" aqui no site do Zooparky, assista pelo nosso canal do YouTube ou ouça as nossas músicas na sua plataforma digital favorita!

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page