top of page
Buscar
  • Valéria Girardi

O PODER DO ABRAÇO

Atualizado: 10 de fev. de 2023

O abraço é uma linguagem universal, não falada. É uma das formas mais poderosas e simples de comunicar amor e carinho.

O poder do abraço pode ser visto em sua capacidade de reduzir o estresse e a ansiedade. Ele libera oxitocina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar que nos faz sentir seguros e protegidos. Abraçar é uma linguagem universal que fala muito sem palavras - é uma expressão de amor que não pode ser ignorada.


Crianças e bebês são as pessoas mais vulneráveis e inocentes do mundo. São eles que precisam de proteção contra todo tipo de dano, seja emocional ou físico. É por isso que eles precisam de abraços de seus pais ou cuidadores, o que pode fazê-los sentir-se seguros, amados e felizes.



Todos nós precisamos de um abraço de vez em quando. Abraçar é uma expressão do corpo, é um ato de carinho. E não é apenas uma forma de expressar amor, mas também uma forma de reduzir nossos níveis de ansiedade e estresse. Foi comprovado que o abraço reduz os níveis de cortisol, que estão associados ao estresse e à ansiedade.

Em um estudo da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, os participantes que foram abraçados por dois minutos mostraram níveis reduzidos do hormônio do estresse cortisol. Eles também tinham pressão arterial mais baixa do que aqueles que não receberam abraços.


A pesquisa mostrou que os abraços não apenas ajudam as pessoas a se sentirem melhor, mas também liberam hormônios do "sentir-se bem" no corpo, como a serotonina e a oxitocina.

Um punhado de estudos e pesquisas mostram que abraçar é uma das maneiras mais eficazes de melhorar o humor de uma pessoa.


O poder do abraço é forte. Isso pode nos fazer sentir melhor, mais felizes e mais confiantes. Pode ser o melhor remédio para um dia ruim ou quando estamos deprimidos e pode ser a maneira perfeita de mostrar a alguém o quanto você se importa com ela.


Ao abraçar e nos sentirmos abraçados podemos melhorar o humor e diminuir os hormônios do estresse em nossos corpos, como cortisol e adrenalina. Um abraço é uma coisa poderosa. Pode ser curativo, reconfortante e até mesmo salvar vidas em alguns casos. É um simples gesto que muda o dia de alguém ou até mesmo sua vida.

O poder de um abraço não se limita apenas a crianças e bebês. Ele também tem um efeito sobre os adultos também. Adultos que se sentem solitários, estressados ou tristes podem usar abraços para se sentirem melhor. Um abraço não apenas fornece apoio emocional, mas também fornece contato físico que ajuda a reduzir os níveis de estresse em adultos, crianças e bebês. Um abraço pode ajudar a aliviar o estresse e fazer você se sentir melhor quando estiver se sentindo para baixo. É também uma maneira de se sentir amado e cuidado, o que torna as pessoas mais propensas a se abrir.


E você já abraçou alguém hoje? Que tal dar um super abraço agora em alguém que você ama? Tem coisa mais gostosa do que a sensação de abraçar e ser abraçado? Vamos distribuir abraços entre as pessoas que amamos!

E lembre-se também de curtir nosso canal do Zooparky: Confira a aba "vídeos" aqui no site do Zooparky, assista pelo nosso canal do YouTube ou ouça as nossas músicas na sua plataforma digital favorita!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page