top of page
Buscar
  • Valéria Girardi

Os primeiros dentinhos do bebê

Atualizado: 10 de fev. de 2023

Os primeiros dentes geralmente aparecem por volta dos 6 meses de idade, mas isso pode variar de 5 a 8 meses.


O primeiro sinal do primeiro dente é que seu bebê começa a mastigar coisas, o que pode ser um pouco doloroso para ele. A mastigação é um sinal de que o dente está passando pela gengiva. Alguns dos sintomas comuns que um bebê pode experimentar incluem: baba, agitação, irritabilidade, febre e gengivas inchadas.


Os primeiros dentes a aparecer são os dentes inferiores da frente, que são chamados de incisivos. Os incisivos geralmente surgem por volta dos seis meses de idade. Os próximos dentes a nascer são os dentes superiores da frente, que são chamados de caninos. Os caninos geralmente vêm em torno de nove meses de idade.


Os últimos dentes a nascer são os molares e pré-molares, que geralmente nascem por volta de um ano de idade.

Os primeiros sintomas dos primeiros dentes são muitas vezes salivação e agitação. Isso ocorre porque os bebês têm dificuldade em mastigar com as gengivas e não gostam da sensação de comida na boca.


A higiene bucal é importante para a saúde do bebê. Os primeiros dentes são mais vulneráveis às bactérias, por isso é importante cuidar deles assim que começarem a nascer.

Você também deve escovar os dentes da linha da gengiva até a ponta do dente. Isso ajuda a remover a placa bacteriana e outras bactérias ao redor dos dentes. Você deve limpar todas as superfícies da boca, incluindo dentro das bochechas, língua, céu da boca e atrás dos dentes da frente, onde a comida pode ficar presa facilmente.

É importante escovar os dentes do seu bebê quando eles nascerem e depois todos os dias depois disso. Você pode usar uma escova de dentes projetada para crianças ou uma escova de dentes infantil. Eles têm cerdas mais macias e suaves nas gengivas, o que é importante porque pode ser difícil fazer com que seu bebê abra a boca o suficiente para você escovar corretamente.




A higiene bucal é um dos aspectos mais importantes para manter a saúde de um bebê. Recomenda-se que os pais comecem a escovar os dentes do bebê assim que eles nascerem.

Você também deve usar uma quantidade do tamanho de uma ervilha de creme dental, que é seguro para bebês a partir dos três meses de idade. Se o seu filho resistir a escovar os dentes, tente usar um pano úmido ou uma gaze com um pouco de água. Consulte seu dentista para que ele indique o melhor creme dental de acordo com a idade da criança.

Gostou das nossas dicas? Que tal colocar as músicas do Zooparky e transformar a escovação dos dentes num momento do dia divertido e descontraído?

E lembre-se também de curtir nosso canal do Zooparky: Confira a aba "vídeos" aqui no site do Zooparky, assista pelo nosso canal do YouTube ou ouça as nossas músicas na sua plataforma digital favorita!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page