top of page
Buscar
  • Foto do escritorZooparky

Vale a pena ter um cachorro?



Afinal, que criança que não pede para ter um cachorro!

Quem nunca pediu para ter um cachorro, ou um animal de estimação?

Toda criança sonha em ter um animal de estimação, e o mais famoso é o nosso amigo cachorro, mas tem muitos outros animais de estimação que também são desejados pelos pequenos.


Mas será que vale a pena ter um cachorro em casa ou apartamento?


Sim cuidar de cachorro dá trabalho e exige dedicação, afinal seu amigo precisa de cuidados, que são indispensáveis para manter o amigão saudável.


Um dos grandes benefícios é o companheirismo, principalmente se você tiver filho único, ele terá um companheiro para todos os momentos que provavelmente serão inseparáveis, e claro também darão um pouco de tempo para os pais poderem desenvolver seus afazeres de casa, mas ele não será a babá do seu filho.


Uma outra vantagem de ter um animal em casa é que a criança irá desenvolver responsabilidade com esse amigo, ele precisa, comer, beber água, e principalmente limpar o xixi e o cocô, parece tarefa demais, mas é bom conversar com os pequenos sobre estas responsabilidades que envolvem ter um animal de estimação, e isso irá dar um senso de responsabilidade aos seus filhos.


Sabia que conviver com cachorros desde cedo, mesmo bebês melhora seu sistema imunológico, ao contrário do que se acreditava o convívio de bebês com cachorros era perigoso, mas os cientistas em estudos mais recentes descobriram que a convivência precoce com um cão pode fortalecer o sistema imunológico e até mesmo diminui a ocorrência de alergias, pois quanto mais cedo a criança tem contato com micro-organismos, o organismo da criança aprende a lidar com esses agentes, mas isso não quer dizer que você não precisa ter cuidados com a higiene com seu cachorro e nem com você e seus filhos, é importante lavar as mãos após brincar com o cachorro, dar banho regularmente no amigão, vacinar e etc.


Os Cães podem ensinar lições valiosas para as crianças, e até mesmo para os adultos


As crianças que convivem com cachorros tendem a ser mais solidárias e menos egoístas, pois ela passa a entender as necessidades do companheiro de traquinagens, aprendem a entender que mesmo outros seres vivos também tem necessidades de se alimentarem, sono e quando eles também querem brincar, e o mais interessante dessa relação é que os cães demostram um amor e gratidão incondicional aos seus cuidadores e familiares.

Para as crianças um pouco maiores os companheiros caninos podem trazer outros benefícios, por exemplo seu cão não te deixará tão sedentário, pois eles precisam brincar e se exercitar, e isso pode afastar as crianças de atividades sedentárias como Tv, videogame, mídias sociais, e ao mesmo tempo faz com que se exercitem junto com seu amigo que irá por exemplo ajudar a queimar mais calorias de ambos, evitando sobrepeso e doenças crônicas como diabetes.


“Diversos estudos apontam que ter um cachorro em casa faz bem para a pressão arterial. Conforme publicado pela Harvard Health Publishing, da Harvard Medical School, estudos comparativos mostraram que quem convive com cachorro também costuma ter índices mais baixos de triglicérides e de colesterol. 


Embora os motivos para isso ainda não estejam claros para os cientistas, muitos acreditam que, além de estimular a atividade física, os benefícios de ter um cachorro passam pela melhora na maneira com que seres humanos lidam com o estresse.”


Ter um cachorro pode até mesmo melhorar a vida social


Durante os passeios os pais com seus filhos acabam tendo oportunidade de conhecer novas pessoas, pois os cachorros acabam atraindo as pessoas, e seus filhos podem começar a entender desde cedo sobre o convívio social, além de aprender sobre a responsabilidade de não deixar nos lugares públicos as fases do seu animal de estimação.



Não se esqueça de que ter cachorros, será sempre motivos de boas risadas.


Considere também a possibilidade de adotar um cachorro, pode ter certeza de que terá um amigo inseparável!



108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page