top of page
Buscar
  • Foto do escritorilvagabondofilm

Você conhece o Papagaio? - Curiosidades e materiais didáticos para as crianças!

Simpático, falante e inteligente. Esse é o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva), espécie de psitacídeo nativa do Pantanal que atrai a atenção por sua capacidade de vocalização, imitando a fala humana. Em virtude dessa habilidade, o tráfico de filhotes para venda é uma realidade em grande parte do país, resultando em outra grande ameaça: a perda de habitat.

Filhotes são pegos nos ninhos e vendidos ilegalmente por todo o Brasil e outros países. São transportados em condições precárias, dentro de caixas escuras e canos de PVC, por isso muitos morrem antes de chegar ao destino final.


Para alertar sobre este tráfico ilegal de papagaios e difundir a conscientização dessas espécies no Brasil, é importante que as crianças conheçam mais sobre esse lindo pássaro!


Aqui estão algumas curiosidades super legais: - O papagaio-verdadeiro possui cabeça com coloração azul e amarela e o restante do corpo é verde.

- A maioria dos papagaios-verdadeiros são canhotos e por isso o pé esquerdo é melhor desenvolvido. - No final da tarde vários casais voam para dormir em áreas denominadas dormitórios, formando grandes bandos durante esta hora do dia.

- O papagaio-verdadeiro come além de frutos também folhas, flores e sementes. Um estudo realizado no Pantanal mostrou que papagaios-verdadeiros consomem itens de 48 espécies vegetais, por isso é

considerado um generalista.

- O Brasil é o país com maior número de Psitacídeos (araras, papagaios, periquitos, maracanãs). Na época da chegada dos portugueses, nosso território foi denominado “Terra dos Papagaios”.



Conheça outras curiosidades na série "Quem Sou Eu?" do Zooparky em nosso canal do YouTube!



E entretenha os pequenos com essas atividades didáticas e muito divertidas do Grupo de Estudo Emilie Snethlage, Ornitologia e Conservação, LabOrnito Universidade Federal do Paraná !







Pinte o Papagaio
.
Download • 490KB




papagaio59-páginas-32-35,38-2
.pdf
Download PDF • 585KB







papagaio59-páginas-32-35,38-3
.pdf
Download PDF • 155KB

papagaio59-páginas-32-35,38-4
.pdf
Download PDF • 150KB


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page